Evento na Itália reuniu líderes das principais instituições mundiais voltadas ao uso da água termal como promotora de saúde e qualidade de vida

Água termal é toda água relacionada ao calor geológico da Terra. Dessa forma, Termalismo é o aproveitamento sustentável de fatores naturais terapêuticos. Para se formar, este precioso mineral líquido à vida, passa por milhares de anos em dinâmicos processos físicos e químicos naturais. Ela é rica em íons, minerais e microelementos raros, como o enxofre, molibdênio e o boro. A água termal é milenar e ainda atualmente utilizada à saúde, bem estar e turismo; seus enigmas ainda são pesquisados por cientistas e médicos internacionalmente.

Para debater questões relacionadas ao uso da água termal se reuniram na Itália os mais renomados profissionais e instituições responsáveis por correlatas políticas, pesquisas e investimentos científicos, técnicos e turísticos globais. O encontro ocorreu na Convenção Abano-Montegrotto Terme, província de Pádua.

Thermae-Abano-Montegrotto-Eventi-della-Settimana
Abano-Montegrotto Terme. Foto: Reprodução Google

Em pauta, o seleto grupo de líderes experts em água termal e suas propriedades físico-químicas debateu sobre o uso da medicina termal enquanto ativo comprovadamente eficaz para a saúde e do termalismo como atividade econômica de alta sustentabilidade.

Estiveram no encontro representantes das seguintes instituições internacionais: Organização Mundial de Thermalismo (OMTh), Associação Latino-Americana de Thermalismo (ALATh), Sociedade Internacional de Hidrologia Médica (ISMH), Sociedade Internacional de Técnicas Hidrotermais (SITH), Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (ETTHA) e Associação Europeia de SPAs (ESPA).

O geólogo e termalista brasileiro Dr. Fábio Lazzerini também compôs a mesa diretora. Vice-presidente da Organização Mundial de Thermalismo e da Associação Latino-Americana de Thermalismo, Dr. Fábio não representa apenas o Brasil, mas todos os países da América-Latina (especialmente Venezuela, México e Colômbia). Também enviaram delegados para a convenção internacional: Argentina, Marrocos, Eslovênia, China, Espanha, Portugal e Grécia.

WhatsApp Image 2017-10-28 at 11.53.50
Apresentação do Dr. Fábio Lazzerini

Dr. Fábio avalia que “para o Brasil, de forma específica ao Itaipuland Hot Park, Resort & SPA Thermal enquanto empreendimento que se utiliza dos recursos hídricos e ambientes geotermais naturais, é importante participar destes eventos para divulgar em fotos, descrições técnicas e trabalhos científicos; o que há de melhor em nossa região da Costa Oeste Paranaense e Tríplice Fronteira, em preservação racional ambiental, melhora da qualidade de vida e no desenvolvimento do turismo sustentável”.

Lazzerini argumenta também que este tipo de ação surge com o interesse de saber o que está sendo feito lá fora, na política, equipamentos e ciência internacionais, relacionados ao termalismo. Na opinião do geólogo, “é preciso estar por dentro do que as pessoas pensam, o que elas estão fazendo, qual a tecnologia de ponta, quais os conflitos e problemas…  para que possamos melhorar” – comenta.

Em curto prazo, os benefícios da água termal não refletem apenas na saúde, mas também para a qualidade de vida, no envelhecimento, no emagrecimento e em práticas esportivas associadas. A longo prazo, por meio de uma cultura voltada aos cuidados dos recursos e ambientes naturais existentes, pode-se promover um avanço econômico, gerando emprego, renda para a população local e a sustentabilidade baseada em aumento dos conhecimentos.

IMG_20171027_171011
Sr. Enio Gori (Presidente OMTh), Dr. Pedro Cantista (Presidente ISMh) & Dr. Fábio Lazzerini (Vice Presidente OMTh).

A Convenção em Abano-Montegrotto reuniu, também, deputados federais da Itália, reforçando a participação política-pública das secretarias ou ministérios de saúde dos países europeus e latino-americanos para o uso da água termal e das estâncias de cura nas aplicações do bem estar, terapêuticas e principalmente previdenciárias. Especialmente em doenças ambientais, crônicas e da terceira idade; com a melhora comprovada da qualidade de vida, internações hospitalares, produtividade na longevidade e redução no consumo de fármacos.

Uma das ações voltadas à popularização e conscientização do uso da água termal é a Feira Internacional de Turismo Termal (TERMATALIA) a ser realizada em Foz do Iguaçu em 2018. O evento propõe trazer à Terra das Cataratas pesquisadores, turistas, SPAs, resorts, agências e instituições interessadas no turismo termal por meio da recreação, saúde e bem-estar; além de um inédito simpósio internacional de termalismo e SPA.

IMG_20171028_070857
Director Board da Organização Mundial de Thermalismo.

Lazzerini aponta que há no MERCOSUL um “subaproveitamento do Aquífero Guarani, além dos recursos naturais regionais e das águas termais de Foz do Iguaçu, Itaipulândia e Municípios Lindeiros ao turismo de bem estar e de saúde”, por isso, a TERMATALIA será um “momento único para exibir o que se tem de melhor em água termal e termalismo no Brasil” – defende..

IMG_20171027_175928
Dr. Zissis Aggelidis – Presidente da “Hellenic Association of Thermalistic Companies & Advisor OMTh” com a esposa Greece.

Para o Diretor Ambiental do complexo Itaipuland, Pedro Bijari, levar o nome de Itaipulândia para fora do país é uma maneira de lutar pelo reconhecimento das bacias hidrográficas, do Aquífero Guarani e dos fatores (recursos e ambientes) naturais existentes: “uma viagem dessa é em busca de aprendizado. O importante é trazer o conhecimento do exterior para cá, onde o governo Brasileiro possa enxergar a importância da saúde e da qualidade de vida por meio disto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s